terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estresse da vida moderna

Estresse da vida moderna


Você conhece o conto sobre o pescador e o executivo? Provavelmente sim, porque é um conto muito conhecido, mais eu vou contar em todo caso: O executivo aposentado caminha pela praia e encontra ao pescador sentado no barquinho dele de folga. O executivo pergunta para o pescador por que ele não estava trabalhando no meio do dia. O pescador diz que ele já pescou hoje de manhã. O executivo acha que o pescador deveria voltar a trabalhar porque ele tem mais tempo. O pescador não concorda e pergunta por que é que ele precisa voltar se ele já pescou o suficiente para comer e viver hoje. O executivo diz que o pescador poderia pescar e economizar para comprar um barco novo, para assim poder pescar mais e economizar mais. Depois ele poderá aproveitar a praia quando ele for um aposentado como o executivo é agora. O pescador responde que ele não precisa esperar para aproveitar a vida porque ele faz isso precisamente todos os dias.

O conto nos mostra as diferenças das expectativas que as pessoas têm da vida. É verdade que o executivo tem mais potencial de estresse, mais não é possível imaginar o executivo vivendo como o pescador e sendo feliz. Ele vai estressar sobre as oportunidades perdidas. O nível de estresse não depende só de seu tipo de vida, mas de seu tipo de vida em relação ao tipo de pessoa que você é. Um exemplo é quando dois pessoas frequentam a mesma escola ou trabalham juntas, mas uma delas prospera e a outra não pode suportar o nível de estresse.

Eu acho que o estresse vem da falta de conhecimento que as pessoas têm sobre as mesmas. Elas não sabem bem o que é que elas podem ou não podem fazer e por isso fazem planos impossíveis. Ou talvez elas façam compromissos impossíveis porque têm medo das consequências negativas. Eu acho que o estresse é também a consequência da infelicidade no trabalho. Muitas pessoas escolhem um trabalho porque é tradição na família, muito comum, tem muitas oportunidades de trabalho, porque não tem outras alternativas ou por muitas outras razões que não têm relação com a satisfação de fazer algo que você ama ou desfruta. Como consequência seu ritmo da vida e suas responsabilidades contribuem para seu nivel de estresse em vez de satisfações e desafios. Eu acho que se você sabe bem sobre seus qualificações, tem confiança em você mesmo e desfruta suas responsabilidades, você não terá estresse, você terá preocupações. Mas preocupações não é o mesmo que o estresse.

O problema é que nossa sociedade espera que as pessoas façam decisões sobre suas vidas quando elas são muito jovens. Ainda, o numero das opções possíveis aumenta. Depois, quando alguém decide que fez um erro (no casamento ou no trabalho) e quer fazer algo para repara-lo, tem que duelar com a etiqueta do fracasso.

Eu concordo com muitas pessoas que a vida moderna ajuda a aumentar o nivel do estresse, mas eu acho que a razão fundamental não tem que ver com a rapidez do ritmo da vida ou os avanços tecnológicos. Eu sei que muita gente têm que lutar com estresse na suas vidas pelas situações extremas da suas vidas, mais estas situações não são parte da vida diária de uma pessoa média.



Juliana Perez - Avançado

Nenhum comentário:

Postar um comentário