segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Opinião

Quando eu estava assistindo o vídeo, eu não tive a reação imediata que Arnaldo Jabor fosse racista ou que o comentário no contexto fosse necessariamente racista. Minha interpretação foi que as praticas barbarias, sobre as que ele estava falando, são o resultado das situações extremas que a sociedade lá foi submetida. Eu também entendi que a sociedade do Haiti estivesse furada pelos muitos problemas que ele mencionou. De modo que não fosse impossível acreditar que ele estava falando das praticas africanas barbaras que ainda sobrevivem. A menos que ele estivesse tentando dizer algo assim, é muito possível que o comentário sim fosse racista e minha impressão fosse um pouco ingénua. Por que as praticas de todas as culturas muitos anos atras podem ser vistas como barbaras por nos agora, mais ele escolheu as palavras de tal forma que o ouvinte pensa sobre as praticas barbaras africanas e não as praticas barbaras de outras culturas. No caso do embaixador do Haiti em Brasil, eu achei o comentário muito egoísta. Eu fiquei com a impressão que ele estivesse pensando unicamente sobre o que ele pudesse aproveitar da situação.


(Juliana Perez)


* Alunas assistiram videos sobre comentarios ploemicos sobre o Terremoto no Haiti e tinham que escrever um artigo de opinião.

videos assistidos: http://www.youtube.com/watch?v=0e4boULzkEk e http://www.youtube.com/watch?v=wQhgagjq5J8

Nenhum comentário:

Postar um comentário